30/05/2018 - ENTREVISTA FARMACÊUTICA: educação em saúde e mudanças de hábitos de vida

O farmacêutico é um educador em saúde por excelência. O seu desafiador papel de levar as pessoas a mudarem os seus hábitos de vida, com vistas à prevenção e tratamento de doenças e à promoção da saúde, é preponderante no contexto sanitário, com larga repercussão social. As ações dos farmacêuticos neste sentido são históricas e estão na índole da profissão. Os seus esforços no combate ao tabagismo, por exemplo, são grandes e permanentes.

Para marcar o Dia Mundial sem Tabaco (31.05), a Organização Mundial da Saúde (OMS) adotou o tema "Tabaco e Doença Cardíaca", o mesmo escolhido pela instituição para o Dia Nacional de Combate ao Fumo (29.08). O objetivo da OMS é conscientizar a população para a associação entre o tabaco e as doenças do coração e as cardiovasculares, a exemplo dos acidentes vasculares cerebrais. Combinadas, elas são as principais causas de morte do mundo.

A educação em saúde e as mudanças de hábitos de vida são o tema da “Entrevista Farmacêutica” que vai ao ar, ao vivo, na quarta-feira (06.06.18), a partir das 15h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

O ENTREVISTADO – Convidamos o DR. PEDRO PAULO DIAS para falar sobre o assunto. Farmacêutico formado pelo Unifeb (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos), no Estado de São Paulo, DR. PEDRO DIAS tem mestrado em Ciências Médicas (área de patologia) pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), também, em São Paulo. Tem, ainda, formação internacional em master coach (treinador, apoiador) pela Sociade Latino-americana de Coaching, com foco no comportamento humano e focalizado no farmacêutico.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da "Rádio Nacional da Amazônia"/EBC e tem o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Assim, você acessará a página da EBC. Em seguida, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.


Autor: Por Aloísio Brandão, jornalista do Conselho Federal de Farmácia.

Fotos Relacionadas