Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Medicamentos (pesquisa, inovação, produção, efeitos adversos, uso "off-label") na ENTREVISTA FARMACÊUTICA

Data: 05/01/2018

A ciência pesquisa, sem trégua, novos fármacos, trazendo esperança para a cura de doenças e a manutenção da saúde. A busca pela inovação à luz da mais moderna tecnologia acena para a saúde e para a lucratividade da indústria farmacêutica. Mas os novos medicamentos serão, sempre, a melhor opção terapêutica? Quem responde esta e outras perguntas é o DR. ROGÉRIO HOEFLER. Ele é o convidado da “Entrevista Farmacêutica” da quarta-feira (10.01.18) para falar sobre o assunto.

HOEFLER abordará as pesquisas com novas moléculas para a produção de medicamentos, os custos e o tempo envolvido no processo que vai da pesquisa à chegada dos produtos à farmácia. Falará, também, sobre efeitos adversos não conhecidos, até então, ou não previstos na literatura específica e que são revelados, apenas ao longo do tempo de uso. “Por isto, é importante a realização de um monitoramento permanente dos medicamentos e a notificação dos fatos relatados juntos à farmacovigilância”, explica o DR. ROGÉRIO HOEFLER. Ele tratará, ainda, sobre outro fenômeno envolvendo alguns medicamentos, denominado uso “off-label” (uso fora da indicação de bula ou protocolo).

O ENTREVISTADO - DR. ROGÉRIO HOEFLER é farmacêutico graduado pela Universidade Católica de Santos (SP) e tem mestrado em Ciências Farmacêuticas pela UnB (Universidade de Brasília). Integra a equipe técnica do Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (Cebrim), departamento do Conselho Federal de Farmácia (CFF). Foi membro da Comissão Técnica Multidisciplinar de Revisão da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais e a Subcomissão de Elaboração do Formulário Terapêutico Nacional da Rename (Relação Nacional de Medicamentos). DR. ROGÉRIO HOEFLER representa o CFF no Comitê Nacional de Promoção do Uso Racional de Medicamentos.

A “Entrevista Farmacêutica” vai ao ar, a partir das 15h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

Esforço conjunto do CFF e da "Rádio Nacional da Amazônia"/EBC, a “Entrevista Farmacêutica” tem o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Assim, você acessará a página da EBC. Em seguida, clique em “ouvir”.

 Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.


Autor: Pelo Jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF.

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700