Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Farmacêuticos já preparam quarta edição do Bem Estar Global

Data: 22/05/2018

 

Ainda faltam dois meses para a quarta edição do Bem Estar Global, em Betim (MG), mas a equipe já está se preparando. Na tarde desta segunda-feira, 21 de maio, a coordenadora do projeto no Conselho Federal de Farmácia (CFF), Josélia Frade, e o conselheiro federal de Farmácia pelo Estado de Minas Gerais, Gerson Pianetti, se reuniram com as equipes do Conselho Regional de Farmácia (CRF-MG) e do Setor de Citologia do Laboratório Piloto de Análises Clínicas (Lapac), da Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
O objetivo da reunião, realizada na sede do CRF-MG, foi planejar as atividades que serão realizadas na Tenda da Farmácia, durante a ação, no dia 20 de julho, em local a ser definido. "Do encontro, resultaram muitas e boas novidades. Nesta edição, os farmacêuticos destinarão seus cuidados à população feminina de 25 a 64 anos e também às pessoas com asma", anuncia Josélia Frade.
As atividades voltadas à prevenção de câncer de colo de útero estão sendo planejadas com o apoio da Sociedade Brasileira de Citologia Clínica (SBCC) e do grupo de Citologia do CRF-MG. Em sete consultórios, que garantirão privacidade às pacientes, serão coletadas amostras para realização de exames Papanicolau. A realização dos exames ficará a cargo dos farmacêuticos do Lapac.
Para rastrear casos de asma, serão realizados testes de capacidade pulmonar (pico de fluxo). Quem apresentar resultados alterados será encaminhado para diagnóstico nosológico. Pessoas com diagnóstico e em tratamento serão orientadas sobre medidas não farmacológicas para o controle da doença e também sobre o uso correto dos dispositivos inalatórios, incluindo como limpar e verificar se eles ainda contêm medicamento. Em oficinas, poderão, ainda, aprender a fazer espaçadores caseiros.
"É uma alegria poder contribuir para a realização de um evento tão bem pensado pelo CFF e de tanta relevância social. É nosso dever incentivar os farmacêuticos a se apropriarem da condição de promotores da saúde, levando acolhimento, orientação e cuidado a todos que precisam", disse Yula Merola, presidente do CRF/MG. "Aqui, em Minas, temos excelentes profissionais para isso. Estamos em plena Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos e essa ação, em Betim, veio em ótimo momento."
O conselheiro federal de Farmácia pelo estado, Gerson Pianetti, colocou-se à disposição para colaborar e destacou a satisfação de ver o projeto ocorrer em Minas Gerais. Também estiveram presentes à reunião a superintendente de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Daniela Aguiar Alberto, a diretora de Assistência Farmacêutica e Insumos da Secretaria Municipal de Saúde de Betim, Janaína Silva, e a professora do Departamento de Produtos Farmacêuticos da Faculdade de Farmácia da UFMG, Mariana Gonzaga, representando a universidade. Ela participou do grupo que, no início, deu suporte ao CFF para o planejamento da participação dos farmacêuticos no Bem Estar Global.

 

 

 

 

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700